CAPACITAÇÃO PARA AÇÕES EMERGENCIAIS EM CONDOMÍNIOS



Enquanto o Corpo de Bombeiros não chega, o trabalho da Brigada de Incêndio é importantíssimo para evitar que o fogo se espalhe. Os edifícios comerciais e as moradias coletivas, como prédios e condomínios, são obrigados a ter grupos treinados. O total de integrantes depende do tamanho e do número de pessoas no prédio. Em um edifício residencial, funcionários e moradores participam da equipe.


1°MODÚLO: COMBATE A INCÊNDIO

Conteúdo programático:
Introdução; O que é fogo?; Triangulo do fogo; Teoria do fogo (Combustão, seus elementos e a reação em cadeia); Propagação do fogo; Classes de incêndio; Métodos de extinção; Agentes extintores; Extintores de incêndio; Hidrantes Técnicas de combate a incêndio com extintores e Hidrantes; Procedimentos básicos em locais de Incêndio.

2°MODÚLO: PRIMEIROS SOCORROS

Conteúdo programático:
Definições; Reconhecimento, avaliação e controle de riscos; Funcionamento de equipamentos utilizados; Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho; Noções de resgate e primeiros socorros; Identificação dos espaços confinados; Critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos; Conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados; Legislação de segurança e saúde no trabalho; Programa de proteção respiratória; Área classificada; e Operações de salvamento.

Carga Horária Total:
16 horas/aula